Arborização urbana
SETE COPAS (Terminalia catappa L.)
18 de julho de 2023 | RAQUEL DALARME VIALE
SETE COPAS
Terminalia catappa L.
CLASSIFICAÇÃO
Reino: Plantae
Ordem: Myrtales
Família: Combretaceae
Gênero: Terminalia
Espécie:. T. catappa.
Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais, Medicinal.
SINONÍMIA
Terminalia mollucana Lam.; Terminalia subcordata Wild., Terminalia paraensis Mart.
NOMES POPULARES
Amêndoa, Amendocira, Amendoeira, Amendoeira-brava, Amendoeira-da-índia, Amendoeira-da-praia, Amendoeira-do-pará, Amendoeira-tropical, Cuca, Guarda-chuva, Guarda-sol, Noz-da-praia, Sete-copas, Terminália, Sombreiro.
ORIGEM
Índia e da Nova Guiné
CARACTERÍSTICAS DA PLANTA
O sete copas é uma árvore decídua e tropical, que se encontra disseminada no mundo todo e é apreciada seja por suas qualidades ornamentais, úteis, medicinais ou alimentares. Ela apresenta caule ereto, que cresce de 12 a 35 metros de altura e casca pardacenta, áspera e fissurada. Sua copa é incomum, formada por uma ramagem horizontal, agrupada a espaços regulares no tronco. As folhas são coriáceas, caducas, alternadas, grandes, com forma ovalada e cor verde, que gradativamente muda para o amarelo e vermelho no outono, antes de cair. As inflorescências se formam na primavera e são espigas axilares alongadas, com flores pequenas de cor creme e sem importância ornamental. Os frutos são drupas elipsoides, de cor verde quando imaturos e amarelo a vermelho quando maduros. Cada fruto contém uma semente dura, com amêndoa comestível e muito apreciada na culinária da Índia.
O sete copas é uma árvore indicada para as condições adversas do litoral. Sua copa ampla e cheia, fornece sombra farta no escaldante verão do trópicos. No seu manejo, há que se ter cuidado apenas com as podas, que podem descaracterizar a copa. Apenas os ramos doentes, secos e malformados devem ser removidos.
A ESPÉCIE POSSUI PROPRIEDADES MEDICINAIS?
Além de suas qualidades ornamentais, tanto seus frutos como amêndoas são comestíveis. Das amêndoas ainda se extrai um óleo fino, utilizado na preparação de pratos especiais e na fabricação de remédios caseiros. As folhas ricas em taninos, flavonoides, fitosteróis e outros princípios ativos são aproveitados em medicamentos fitoterápicos e no tratamento da água de criação de peixes.
Propriedades medicinais: antioxidante, adstringente, antiespasmódica, laxante, antibiótica, anticlastogênica, anticarcinogênica, afrodisíaca, antisséptica, vermífuga.
Partes utilizadas: folhas, frutos, raízes, casca, sementes.
REFERÊNCIAS
https://uenf.br/projetos/arvoresdauenf/especie-2/castanheira-da-praia/
https://www.jardineiro.net/plantas/chapeu-de-sol-terminalia-catappa.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Amendoeira-da-praia
https://en.wikipedia.org/wiki/Terminalia_catappa
https://florescoloridas.com.br/arvores/arvore-sete-copas/
http://www.esalq.usp.br/trilhas/medicina/am05.htm