Arborização urbana
PRIMAVERA Bougainvillea glabra
12 de julho de 2023 | RAQUEL DALARME VIALE
PRIMAVERA
Bougainvillea glabra
CLASSIFICAÇÃO
Reino: Plantae
Ordem: Caryophyllales
Família: Nyctaginaceae
Gênero: Bougainvillea
Espécie: Bougainvillea glabra, Bougainvillea spectabilis e B. hybrida
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Trepadeiras
SINONÍMIA
Bougainvillea glabra var graciliflora.
NOMES POPULARES
Primavera, três-marias, buganvília, buganvile, sempre-lustrosa, santa rita, ceboleiro, roseiro, roseta, pataguinha, pau-de-roseira, flor de papel.
ORIGEM
De origem brasileira, a buganvília é uma espécie rústica, muito cultivada e apreciada no mundo, especialmente no estado Catarinense. O nome da planta foi dado em homenagem ao navegador francês Louis Antoine Bougainville, que a descobriu em nosso país, por volta de 1790 e a levou para várias partes do mundo (MAMANI,; et. Al., 1988).
CARACTERÍSTICAS DA PLANTA
As plantas do gênero Bougainvillea são trepadeiras lenhosas, alcançando a altura de até 15 metros. São perenes em regiões com chuva ao longo do ano todo, mas decíduas em regiões que possuem estação seca. Essas angiospermas apresentam maior desenvolvimento ao ficarem expostas a grande luminosidade solar, de modo que, quanto maior a incidência de luz proveniente do sol sobre ela, mais flores são apresentadas.
Uma das características mais marcantes do gênero é a presença de brácteas, isto é folhas modificadas de cores chamativas que visam à atração de polinizadores. Devido a tais características, costumam ser confundidas com pétalas. As verdadeiras pétalas são amarelo-esbranquiçadas e compõem flores diminutas.
Seu caule apresenta espinhos verdadeiros, isto é, que são vascularizados e danificam tecidos subjacentes se removidos, ao contrário dos acúleos das rosas. As folhas de exemplares desse gênero são do tipos simples, oval, de nervuras reticulares e extremidades lisas. Dispõem-se no caule de modo alternado.
A PRIMAVERA POSSUI PROPRIEDADES MEDICINAIS?
Muito conhecida no Brasil como primavera, a Bougainvillea, além da beleza exuberante encontrada em 5 cores vibrantes, ela tem um grande potencial terapêutico, especialmente para o tratamento de úlceras e diarreias. Também tem função antimicrobiana, além disso, pela presença do composto pinitol, exerce efeitos semelhantes ao da insulina, ajudando no controle da glicemia.
REFERÊNCIAS
https://ciram.epagri.sc.gov.br/ciram_arquivos/site/documentos/Bougan_Descricao.pdf
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bougainvillea#Caracter%C3%ADsticas
https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/primavera
https://blog.buenosayres.com.br/2017/09/21/primavera-a-beleza-das-flores-e-seus-usos-medicinais