• SEMA
  • »
  • Slides
  • »
  • Prefeitura pede que população não jogue lixo no Igarapé Águalim (Canal Central)

Slides

Prefeitura pede que população não jogue lixo no Igarapé Águalim (Canal Central)

30 de setembro de 2019 | Marcelo

Como forma de aumentar a conscientização em prol da proteção e conservação dos Igarapés, a Prefeitura de Pimenta Bueno por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente orienta aos munícipes que não joguem lixo as margens do Igarapé Águalim (Canal central). A área pertencente ao igarapé será toda revitalizada.

Os rios e os igarapés são muito importantes, pois geram água útil ao nosso consumo: para beber, preparar alimentos, cuidar da higiene pessoal, etc. A água potável proveniente de rios e igarapés vem sendo ameaçada pela poluição, saiba agora como e por que isso vem ocorrendo:

– Os esgotos domésticos e industriais chegam aos rios e aos igarapés sem tratamento algum, a ausência de um tratamento prévio e o despejo indevido só piora o quadro;

– Os materiais orgânicos sintéticos, como plásticos, detergentes, solventes, tintas e inseticidas, são lançados diariamente nos rios e igarapés;

Você tem conhecimento da água que está consumindo? A água potável, ou seja, própria para o consumo, tem que atender a determinados requisitos e dentre eles podemos citar: Não pode possuir cheiro algum (inodora), nem sabor (insípida) e nem cor (incolor).

A poluição causa alterações físicas na água, que podem ser notadas no cheiro, na cor e no sabor da água; por essas razões é indispensável que a água de rios passe por um tratamento prévio para posterior consumo. Veja os riscos para a saúde que o consumo de água poluída pode trazer:

A água poluída pode conter organismos patogênicos como as bactérias que ocasionam infecções intestinais, epidérmicas e endêmicas, além dos riscos de febre tifóide, cólera, leptospirose.

A secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marcia Figueiredo destacou a importância da mobilização e ressaltou que o envolvimento da população é importante para preservação no que diz respeito à limpeza pública, tanto que os serviços como de coleta de lixo e a coleta seletiva são regulares na cidade e necessitam do envolvimento da população.

“Temos varias ações sendo executadas buscando um meio ambiente saudável para a nossa população, mas precisamos do envolvimento de todos, desde evitar a jogar lixo nos nossos igarapés até a destinação final do lixo. É questão de saúde, por isso a participação de todos é necessário. Em toda a cidade é preciso que as pessoas acondicionem o lixo de forma adequada e se atentem para dias e horários que o caminhão passa, tanto da coleta seletiva e dos resíduos”.

Prefeitura de Pimenta Bueno

Categorias: Slides