Arborização urbana
Pinheiro (Tuia Holandesa) (Apressus macrocarpa “goldcrest”)
14 de julho de 2023 | RAQUEL DALARME VIALE
Pinheiro (Tuia Holandesa)
Apressus macrocarpa “goldcrest”
CLASSIFICAÇÃO
Reino: Plantae
Ordem: Pinales
Família: Cupressaceae
Gênero: Cupressus
Espécie: C. macrocarpa var. goldcrest
Categoria: Árvores, Árvores Ornamentais.
SINONÍMIA
Hesperocyparis macrocarpa (Hartw.) Bartel., Cupressus hartwegii Carrière., Callitropsis macrocarpa (Hartw.) D.P.Little., Neocupressus macrocarpa (Hartw.) de Laub..
NOMES POPULARES
Cipreste-de-monterei, Cipreste-da-califórnia, Tuia-holandesa, Tuia-limão;
ORIGEM
América do Norte, Estados Unidos.
CARACTERÍSTICAS DA PLANTA
As tuias-holandesas consistem, na verdade, em uma cultivar da cipreste Cupressus macrocarpa, a qual se apresenta muito distinta da planta originária, com porte mais compacto, odor mais marcante e folhas mais claras.
Esta tuia apresenta um odor cítrico característica, o qual é mais intensamente emanado por suas folhas quando manuseadas. Este aroma está relacionado à presença de uma substância química denominada tuiona, a qual é produzida pela planta e armazenada em suas folhas.
Embora originária de climas mais frios, essa planta se adaptou muito bem aos solos e climas do sul e sudeste brasileiro, sendo muito fácil encontra-la a venda plantada em vasos de tamanho diferenciados, disponibilizados em floricultura e até mesmo em supermercados.
A reprodução é feita por meio de estaquia, em processo envolvendo a retirada de galhos de árvores grandes e sadias, enterrando-os em terra fértil, aguardando cerca de três meses até o surgimento das primeiras raízes.
Na sequência do plantio, a fase de enraizamento da planta se prolanga por cerca de seis meses. Após dois, anos, atinge a altura de 40 cm. No terceiro ano o titmo de crescimento aumenta e chega a 1,5 metro. Sua altura máxima raramente ultrapassa cinco metros. Esta planta aceita leves podas de formação, podendo ter seu tamanho limitado quando desejado.
TUIA HOLANDESA POSSUI PROPRIEDADES MEDICINAIS?
Apenas algumas das espécies possuem propriedades medicinais.
REFERÊNCIAS
https://www.tuasaude.com/tuia-thuja-occidentalis