Arborização urbana
PINHO CUIABANO (Schizolobium amazonicum)
18 de julho de 2023 | RAQUEL DALARME VIALE
PINHO CUIABANO
Schizolobium amazonicum
CLASSIFICAÇÃO
Reino: Plantae
Ordem: Falabes
Família: Caesalpiniaceae
Gênero: Schizolobium
Espécie:. Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke
Categoria: Planta (Árvore).
SINONÍMIA
Schizolobium excelsum Vogel var. amazonicum Ducke ex Williams.
NOMES POPULARES
Paricá, Pinho Cuiabano, Pinho Cuiabano Branco, Pinho Cuiabano Rosa, Bandarra, Faveira, Faveira Branca.
ORIGEM
América do Sul, na Região Amazônica. Ocorrência natural: no Brasil aparece essencialmente na Amazônia (nos Estados do Amazonas, Para, Moto Grosso e Rondônia).
CARACTERÍSTICAS DA PLANTA
É uma árvore de porte médio a grande das florestas secundárias, apresentando grandes sapopemas e poucos galhos. Pode atingir mais de 25 m de altura e mais de 1,0 de DAP (diâmetro a 1,30 m do solo), crescimento excessivamente rápido.
Quando nova apresenta o tronco de coloração verde, porém nos indivíduos velhos a casca fica esbranquiçada, sendo que a casca interna tem um odor desagradável de almíscar. O tronco é geralmente cilíndrico, as folhas são recompostas, bipinadas, longipecioladas, com ráquis lenhoso, grandes e elegantes, podendo alcançar mais de 1 m de comprimento, mas diminuem consideravelmente de tamanho quando velhas.
Os folíolos se fecham quando são perturbados. A árvore apresenta características ornamentais, principalmente pelas belas flores de tonalidade amarela. O fruto é deiscente, com uma grande asa papirácea, possuindo uma única semente elíptica, lisa, brilhante e muito dura. Destaca-se sobre o fundo da mata por sua copa de um amarelo muito claro.
A ESPÉCIE POSSUI PROPRIEDADES MEDICINAIS?
Nenhuma informação relacionada.
REFERÊNCIAS
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/
https://www.plantepassaros.com.br/
http://www.bibliotecaflorestal.ufv.br/