Você esta aqui:

Arborização urbana

Coité (Crescentia Cujete L.)

12 de julho de 2023 | RAQUEL DALARME VIALE

Coité

Crescentia Cujete L.

 

CLASSIFICAÇÃO

Reino: Plantae

Ordem: Lamiales

Família: Bignoniaceae

Gênero: Crescentia

Espécie: C. cujete

Categoria: Árvore, Planta Ornamental

SINONÍMIA

Crescentia acuminata, Crescentia cuneifólia, Crescentia plectantha, Crescentia spathulata.

NOMES POPULARES

Coité, cuité, cabaceira, cuieira, árvore-de-cuia, cuia, cuitereira.

ORIGEM

            É nativa da América central e sua dispersão atinge a região norte do Brasil chegando ao estado do Pará e Maranhão.

                  

CARACTERÍSTICAS DA PLANTA

         Árvore perene de porte médio podendo chegar até 12 metros de altura, com ramos longos, pendentes e cobertos por folha em toda a sua extensão. As folhas são simples, inteiras, alongadas, de diversos tamanhos, cor verde-escura e brilhante.

Não forma uma copa frondosa. As flores são relativamente grandes, hermafroditas (têm os dois sexos na mesma flor), formadas ao longo do tronco e ramos de cor branco-amarelada. Os frutos são ovoides ou arredondados, cor verde-clara, com 15 a 30 centímetros de diâmetro.

As cascas dos frutos tornam-se marrom-negros quando maduros e bem duros. A polpa é amarelada e contém muitas sementes. A planta se desenvolve e frutifica bem em condições de temperatura quente a amena, não tolera regiões frias sujeitas a geada.

A propagação é feita principalmente por sementes e pode ser feita também por enraizamento de estacas. A planta tem um lento crescimento, mas após alguns anos produz vários frutos grandes arredondados que despertam curiosidades.

Os frutos, depois da retirada da polpa e secos, podem ser usados como recipientes domésticos, chocalhos, cuias, pratos e colheres rústicos. Do fruto ainda se obtém matéria tintorial, que serve para tingir a seda e o algodão; suas dimensões são enormes e sua casca é muito dura, servindo para fazer vasilhas, utensílios de cozinha, instrumentos musicais e outros objetos de uso domésticos. A planta é adequada para plantio em parques e jardins, pelo exotismo de seus frutos gigantes, semelhantes à melancia, no tronco e nos ramos.

A COITÉ POSSUI PROPRIEDADES MEDICINAIS?

           Esta planta, que contém propriedades terapêuticas, também é considerada venenosa, pois, contém ácido cianídrico. O decocto e o extraio da casca são muito eficazes para a cura da enterite membranosa e da hodropsisia; o suco já foi muito empregado na Medicina caseira como antiespasmódico e antitetânico e é nocivo aos suínos; a polpa do fruto ainda verde, embora amarga e até mesmo corrosiva, é eficiente contra a hidrocele, sendo ainda que , reduzida a calda açucarada, torna –se um remédio um remédio febrífugo, purgativo e expectorante, muito útil contra a clorese e as doenças que afetam as vias respiratórias.           Quando a polpa já está madura tem aplicação como remédio abortivo sobre o gado que come em época de escassez, mas também é usada em cataplasma para acalmar as dores de cabeça.

REFERÊNCIAS

  1. Lohmann, L.G. «Crescentia» (em inglês, espanhol, e português). Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Consultado em 25 de abril de 2018
  2. ↑ Ir para:ab FERREIRA, A. B. H. (1986). Novo dicionário da língua portuguesa 2ª edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. p. 507
  3. Fonte:
  4. http://www.plantasonya.com.br
  5. http://www.paisagismodigital.com
  6. http://www.esalq.usp.br/trilhas/medicina/amo4.html
  7.  http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Crescentia_cujete
Categorias: Arborização urbana

Compartilhe