Você esta aqui:

Destaques

11 DE JANEIRO – DIA DO CONTROLE DA POLUIÇÃO POR AGROTÓXICOS.

11 de janeiro de 2023 | RAQUEL DALARME VIALE

No dia 11 de janeiro foi instaurado, em âmbito nacional,  o dia do controle da poluição por agrotóxicos. Essa data visa a conscientização sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos.

Os agrotóxicos são produtos utilizados principalmente na agricultura para eliminar pragas, doenças e plantas invasoras que podem prejudicar o desenvolvimento de uma lavoura. O uso desta tecnologia, apesar de trazer grandes benefícios à produção agrícola, traz também riscos à saúde e à segurança das pessoas e meio ambiente, podendo ocasionar contaminação do solo, água e até mesmo do ar. Assim sendo, deve-se procurar um profissional legalmente habilitado, para que possa diagnosticar, verificando o local onde será utilizado o agrotóxico e as condições dos equipamentos de aplicação e aí sim receitar o defensivo agrícola, conforme Lei 7.802 de 11 de julho de 1989.

Outra situação que deve-se ter muito cuidado são as embalagens vazias dos agrotóxicos utilizados, que se descartadas e gerenciadas de maneira incorreta, podem gerar grandes danos ao meio ambiente e à saúde humana.

Os consumidores deverão efetuar a devolução das embalagens, tampas e sobras de defensivos aos estabelecimentos comerciais indicados na nota fiscal para destinação ambientalmente adequada, conforme recomendações técnicas apresentadas na bula ou folheto complementar disponibilizado por ocasião da compra do produto.

Em caso de dúvidas, procure as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Agricultura!

Categorias: Destaques, Fotos, Notícias

Compartilhe