• LIXÃO DE PIMENTA BUENO É FECHADO E REJEITOS SERÃO REMOVIDOS PARA ATERRO SANITÁRIO

Notícias

21 de agosto de 2019 | Marcelo

Em atividade desde 2004, o Lixão de Pimenta Bueno instalado em uma área de 15 hectares era utilizado como deposito de toneladas de resíduos a céu aberto gerando grandes impactos ambientais. Foi desativado nesta terça-feira (20), encerrando assim as atividades 8 meses após a determinação judicial.
A partir de agora, todos os rejeitos serão despejados no Aterro Sanitário em Cacoal. Os catadores já haviam sido transferidos para um galpão de reciclagem locado pela própria Prefeitura, onde realizam a coleta seletiva.
A cerimônia oficial de encerramento ocorreu por volta das 9h, com a presença da Secretária Municipal de Meio Ambiente, Márcia Figueiredo, do prefeito Delegado Araújo e representantes da empresa MFM Soluções ambientais e a imprensa. Em ato simbólico, dando inicio a remoção do lixo acumulado na localidade.
O Prefeito Delegado Araújo ressaltou “Um problema que Pimenta Bueno enfrenta há 25 anos e desde o inicio da nossa administração resolvemos enfrentá-lo. Além de praticar o que trata a Lei Federal de nº12.305 de Agosto de 2010 que obriga os municípios a não expor lixo a céu aberto, um grande marco para Pimenta Bueno e temos a certeza que estamos pautando as nossas ações pensando na melhoria e qualidade de vida dos Pimentenses”. Destacou o Prefeito.
O Morador Mauro Bueno destacou os problemas enfrentados por ele e sua família ao longo dos últimos anos e agradeceu a Administração pelo empenho em resolver os problemas gerados pelo lixão. “Mais de 16 anos sofrendo, familiares com problemas de saúde, estamos confiantes com a nova gestão, correram atrás e agora temos a solução para este problema, vai dar tudo certo, obrigado a todos os envolvidos”. Disse Mauro Bueno.
A Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Márcia Figueiredo pede a colaboração da população para que não jogue lixo na localidade e ressalta que haverá punições para as pessoas que insistirem em jogar lixo na área novamente. “A partir de agora contamos com a população para o engajamento na coleta seletiva, que traz como beneficio a diminuição dos custos que atualmente pagamos com a coleta, transporte e destinação final do lixo, além de ser uma medida que protege o meio ambiente. Portanto, quem insistir com a ação de jogar lixo nesta localidade está passível a punições”, ressaltou a Secretária.
O lixo acumulado está sendo removido pela empresa contratada, MFM Soluções Ambientais, uma empresa que promove gerenciamento e destinação final de resíduos sólidos, de forma responsável.
Prefeitura de Pimenta Bueno